Saiba como você pode melhorar o seu índice de massa corporal

Uma das formas mais comuns de se calcular se seu peso está dentro dos fundamentos saudáveis é através do índice de massa corporal, o IMC. Se trata de uma simples fórmula matemática em que dividiremos os quilos que pesamos entre o quadrado da nossa estatura, em metros. O resultado dirá se estamos no peso ideal, se sofremos de excesso de peso ou obesidade, ou se estamos sob o nosso peso ideal. Se os números não somam você deve fazer um esforço para melhorá-lo, mas… como é que melhoraremos o IMC?


Baixo peso: você tem que ganhar músculo


Se você já calculado o IMC e o número que você sai está abaixo de 18,5 quer dizer que você tem baixo peso, ou o que é o mesmo, que você precisa pegar algum quilo. Mas não vale qualquer coisa na hora de ganhar esse peso, você deve fazê-lo de forma saudável. Para começar, você deve aumentar o consumo de proteínas, que irá ajudá-lo a ganhar massa muscular. A carne magra é a melhor alternativa, e começa com um treinamento de força. Além de colocar-se em seu peso ideal, queimar mais gorduras e calorias durante o repouso. (Recomendo Colastrina)


emagrecer depois do natal


Excesso de peso ou obesidade: você precisa de uma vida mais saudável


Mas podem ocorrer casos de baixo peso, o mais habitual é que o IMC nos saia por cima de 24,5, indicador de excesso de peso. Tenha em conta que um IMC ligeiramente superior a 24,5 não tem que ser sempre um sintoma de excesso de peso, coletivos como os atletas têm muito mais músculo do que gordura e isso o IMC não leva em conta. Exames complementares como a análise de gorduras podem te tirar dúvidas. Lembre-se que quando o IMC ultrapassa os 30 estamos falando de obesidade, assim, que, nesse caso, a mudança de hábitos é essencial.


Antes de começar a fazer dieta há que ter em conta os nossos hábitos alimentares. O que você come? Quantas vezes por semana você buscar a comida rápida para não ter que cozinhar? Você come suficientes frutas e vegetais? Quantos alimentos ricos em gorduras comes? Os alimentos ricos em gorduras são um dos principais culpados de que o índice de massa corporal vá por nuvens, assim que melhor se as evitamos. Pequenas mudanças como fazer os alimentos grelhados em vez de fritos ou reduzir as gorduras que você come podem fazer diminuir o IMC.


Se os seus hábitos alimentares são saudáveis e, mesmo assim, seu IMC é alto, o problema talvez seja que consome muito mais calorias do que deveria. Trata-Se de calorias que não aproveitamos, que são armazenados em nosso corpo. A chave para evitar um consumo calórico excessivo é controlar não é o que você come, mas o quanto você come. Reduzindo um pouco as porções reduzirá significativamente o aporte calórico, e isso repercutirá positivamente no índice de massa corporal.


Calcular as calorias


Outras formas de melhorar o IMC


A paciência é fundamental na hora de conseguir esta melhora no IMC. Não notará os efeitos de forma imediata, mas mais cedo ou mais tarde você vai começar a notar como melhorar a sua saúde. Aposta sempre que puder dos alimentos integrais,ricos em fibras, em vez de por os alimentos à base de farinhas refinadas; e diga adeus aos do álcool. São calorias vazias que te farão aumentar o IMC, mas se você bebe muita água, você conseguirá o efeito oposto, eliminando toxinas do corpo e melhorar o metabolismo.


cereais integrais benefícios


Mas, como sempre dizemos, não basta fazer uma dieta saudável, você também tem que mudar os hábitos de vida, o que inclui fazer mais exercício e abandonar a vida sedentária. Seja porque você quer melhorar o seu IMC, ou simplesmente para perder peso é imprescindível seguir uma rotina de exercícios que ajuda a queimar gorduras e calorias, e de passo suma, o IMC. Isso sim, fazer esporte não é carta branca para continuar a comer em excesso ou beber regularmente umas bebidas açucaradas, que também vão contra o seu IMC.

Com estas receitas saudáveis comerás abacate

O abacate é um fruto tropical, repleto de nutrientes e boas propriedades ao que vale a pena tirar o máximo partido com receitas que vão além do tradicional guacamole. É um alimento de alto teor energético , em que destacam-se especialmente as gorduras saudáveis e seu alto conteúdo em vitamina E. Fornece cálcio, magnésio, fósforo e uma elevada quantidade de potássio, sem esquecer a sua fibra.


É perfeito para as mais variadas saladas, para barrar no sanduíches saudáveis, para incluir no batidos vegetais e para dar um toque saboroso e delicado, pratos de carne, peixes ou frutos do mar. Gostaria de algumas receitas saudáveis para incluir o abacate em seus menus?


1. Abacates recheados


Sua própria forma, converte-as em um recipiente perfeito e gêneros alimentícios (exceto a casca).



  • Você pode levá-los a sós, tal qual, retirando sua enorme pipa, rociándolos com umas gotas de limão e acrescentar um pouco de azeite de oliva e uma pitada de sal. Se quiser, coloque-os um par de horas antes no congelador e você terá uma sobremesa saudável e tão cremoso como o melhor sorvete.

  • Recheio: os abacates recheados são uma delícia e você pode fazer as combinações que preferir. Seu sabor e textura vão bem com frutos do mar. Por exemplo: faça uma mistura com camarões, cebola picada e tiras de couve. Temperada com uma rica vinagrete e divirta-se!

  • Outra boa dica é cortar a “carne” do abacate e misturar com surimi de caranguejo, uma folha de alface em tiras, uma colher de sopa de maionese e algumas gotas de suco de limão. Te surpreender! Se em sua proposta gostar de carne, substitui o surimi por peito de frango ou peru assada e cortada, o resultado é igualmente delicioso e saudável.


2. Abacate em saladas


O abacate em salada sempre dá um toque cremoso, notándose sua presença, sem anular o resto dos ingredientes. Algumas propostas interessantes.



  • Salada de tomate e abacate: trocea ambos os ingredientes, espalhe um pouco de cebolinha picada e pimenta branca moída. Enriquecida com azeite de oliva virgem e se você acha que lhe falta “algo”, incorpora cerca de agrião para ter, além disso, um aporte extra de ferro.

  • Salada tropical: se você quer uma salada diferente e exótica, tente a seguinte: o abacate e a manga cortados em pedaços sobre um leito de folhas de alface cortadas em juliana e acompanhados de milho e palmito.

  • Salada de feijão e abacate: gostaria de incorporar ao seu salada de abacate extra de proteína de origem vegetal?… então prepara umas feijão a vinagrete, com cebola, pimentão e pepino bem picado e acrescente umas fatias finas de abacate.
Jantar em 5 minutos

3. O abacate pode comer quente


Pode ser que você seja um pouco estranho, mas o abacate também oferece suporte a preparações assadas ou grelhadas.



  • Ovos “fritos” em abacate: muito fácil.Parte o abacate em dois retirando o osso e vira, em cada uma de suas metades, um ovo.Salpimenta e introdúcelas no forno, já pré-aquecido.Em cerca de 12 minutos você terá um prato completo que vale para o almoço ou jantar.
abacates recheados receita saudável

  • Abacates com lombo e queijo:Trocea um filé em tiras e séllalas na frigideira em fogo forte.Mézclalas com queijo de barrar e pimentões vermelhos assados e cortados.Adicione sal e pimenta. Parte dos abacates e rellénalos com a mistura.Alguns minutos no forno, até o queijo luva, e se será um prato delicioso.

4. Tartar de peixe ou maricos


Entre as receitas mais saudáveis que incorporam o abacate merece especial menção o tártaro, feito com atum, salmão ou frutos do mar. É uma receita simples e muito saudável que, bem feita, é irresistível:

tartar com abacate receita saudável

  • Ponha a macerar, por exemplo, alguns pedaços de atum fresco, com um pouco de azeite de oliva, vinagre de jerez, um toque de molho de soja, raspas de limão, sal, pimenta e cebolinha

  • Por outra parte, prepare uma mistura de tomate pelado e abacate picado muito fino com umas gotas de sumo de limão

  • Com a ajuda de um aro metálico, mota seu prato criar um fundo com a mistura de abacate e tomate, e, sobre ela, o peixe escolhido e preparado.

Saudável e delicioso em partes iguais, cuidado para não consumir muito devido a gordura que ele contém, se exagerar recomendo QuitoPlan pra dar aquela limpada.

Cominho | Sementes de cominho

O cominho é uma planta medicinal que pode ser encontrado durante todo o ano, suas flores são de cor verde escuro e cresce de forma silvestre. Suas flores produzem depois de sementes ovais e eriçadas. O cominho ou as sementes de cominho têm propriedades como especiaria aromática e como remédio tradicional.


O cominho é geralmente utilizada como tratamento natural para problemas digestivos, principalmente, devido às suas propriedades digestivas e carminativas. O cominho como especiaria ou droga é usada desde a época dos antigos Egípcios.


O sabor do cominho é muito peculiar e característico, ligeiramente picante e aroma é bastante penetrante. O cominho destaca-se pelo seu elevado conteúdo em óleos essenciais.

Precaução: Não tomar sol durante o tratamento com cominho por que é fototóxico e pode causar reações. Não administrar cominho a crianças menores de 6 anos e mulheres grávidas.

Propriedades do Cominho


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Benefícios do Cominho

O cominho tem propriedades estimulates, que beneficiam os problemas digestivos. Também possui propriedades calmante, antiespasmódico e é muito bom como diurético. No caso de mães que amamentam é indicado para aumentar o leite.
Conta também com propriedades antimicrobianas e analgésicas. O suplemento de cominho é usado para prevenir o câncer de cólon. No caso de utilizar o cominho para a diabetes, considera-se que tem propriedades hipoglucemiantes e melhora o nível de açúcar no sangue. o Cominho tem propriedades:AnalgésicasAntidiabéticasAntimicrobianascarminativasdigestivasexpectorantesgalactógenas

Contra-indicações do Cominho

O cominho tem certas propriedades emenagogas, por isso não é recomendado em mulheres com ciclos menstruais fuerta porque pode aumentar o sangramento menstrual. Em caso de diabetes mellitos, o cominho pode interagir com a medicação, por isso é aconselhável consultar o seu médico.

Disponibilidade do Cominho

Você pode encontrar sementes secas de cominho e o cominho em pó, tanto de saúde como em lojas de alimentação. Princípios ativos do Cominho:Óleos esencialesAldehidosEsteresFlavonoidesmonoterpenostaninos

Receitas com Cominho


Você pode usar o Cominho como ingrediente para as seguintes receitas:


Batidos de Cominho

As sementes secas em pó pode ser adicionado a um smoothie, antes de bater todo o conteúdo para aproveitar todas as suas propriedades.

O chá de Cominho

A infusão com sementes de cominho deve olhos e deixar-se repousar durante 10 minutos, sempre é recomendável coar a tisana para remover os restos de sementes esmagadas. Partes do Cominho que se utilizam SementesReceitas de shakes de aipoBatido de aipo

o Cominho como remédio natural


elComino pode ser usado como um remédio natural para combater as seguintes doenças:

Prevenir a ressacaRessacaInflamação da bexigaInfecções das vias urináriasProblemas de digestãoIndigestãogases intestinais