Com estas receitas saudáveis comerás abacate

O abacate é um fruto tropical, repleto de nutrientes e boas propriedades ao que vale a pena tirar o máximo partido com receitas que vão além do tradicional guacamole. É um alimento de alto teor energético , em que destacam-se especialmente as gorduras saudáveis e seu alto conteúdo em vitamina E. Fornece cálcio, magnésio, fósforo e uma elevada quantidade de potássio, sem esquecer a sua fibra.


É perfeito para as mais variadas saladas, para barrar no sanduíches saudáveis, para incluir no batidos vegetais e para dar um toque saboroso e delicado, pratos de carne, peixes ou frutos do mar. Gostaria de algumas receitas saudáveis para incluir o abacate em seus menus?


1. Abacates recheados


Sua própria forma, converte-as em um recipiente perfeito e gêneros alimentícios (exceto a casca).



  • Você pode levá-los a sós, tal qual, retirando sua enorme pipa, rociándolos com umas gotas de limão e acrescentar um pouco de azeite de oliva e uma pitada de sal. Se quiser, coloque-os um par de horas antes no congelador e você terá uma sobremesa saudável e tão cremoso como o melhor sorvete.

  • Recheio: os abacates recheados são uma delícia e você pode fazer as combinações que preferir. Seu sabor e textura vão bem com frutos do mar. Por exemplo: faça uma mistura com camarões, cebola picada e tiras de couve. Temperada com uma rica vinagrete e divirta-se!

  • Outra boa dica é cortar a “carne” do abacate e misturar com surimi de caranguejo, uma folha de alface em tiras, uma colher de sopa de maionese e algumas gotas de suco de limão. Te surpreender! Se em sua proposta gostar de carne, substitui o surimi por peito de frango ou peru assada e cortada, o resultado é igualmente delicioso e saudável.


2. Abacate em saladas


O abacate em salada sempre dá um toque cremoso, notándose sua presença, sem anular o resto dos ingredientes. Algumas propostas interessantes.



  • Salada de tomate e abacate: trocea ambos os ingredientes, espalhe um pouco de cebolinha picada e pimenta branca moída. Enriquecida com azeite de oliva virgem e se você acha que lhe falta “algo”, incorpora cerca de agrião para ter, além disso, um aporte extra de ferro.

  • Salada tropical: se você quer uma salada diferente e exótica, tente a seguinte: o abacate e a manga cortados em pedaços sobre um leito de folhas de alface cortadas em juliana e acompanhados de milho e palmito.

  • Salada de feijão e abacate: gostaria de incorporar ao seu salada de abacate extra de proteína de origem vegetal?… então prepara umas feijão a vinagrete, com cebola, pimentão e pepino bem picado e acrescente umas fatias finas de abacate.
Jantar em 5 minutos

3. O abacate pode comer quente


Pode ser que você seja um pouco estranho, mas o abacate também oferece suporte a preparações assadas ou grelhadas.



  • Ovos “fritos” em abacate: muito fácil.Parte o abacate em dois retirando o osso e vira, em cada uma de suas metades, um ovo.Salpimenta e introdúcelas no forno, já pré-aquecido.Em cerca de 12 minutos você terá um prato completo que vale para o almoço ou jantar.
abacates recheados receita saudável

  • Abacates com lombo e queijo:Trocea um filé em tiras e séllalas na frigideira em fogo forte.Mézclalas com queijo de barrar e pimentões vermelhos assados e cortados.Adicione sal e pimenta. Parte dos abacates e rellénalos com a mistura.Alguns minutos no forno, até o queijo luva, e se será um prato delicioso.

4. Tartar de peixe ou maricos


Entre as receitas mais saudáveis que incorporam o abacate merece especial menção o tártaro, feito com atum, salmão ou frutos do mar. É uma receita simples e muito saudável que, bem feita, é irresistível:

tartar com abacate receita saudável

  • Ponha a macerar, por exemplo, alguns pedaços de atum fresco, com um pouco de azeite de oliva, vinagre de jerez, um toque de molho de soja, raspas de limão, sal, pimenta e cebolinha

  • Por outra parte, prepare uma mistura de tomate pelado e abacate picado muito fino com umas gotas de sumo de limão

  • Com a ajuda de um aro metálico, mota seu prato criar um fundo com a mistura de abacate e tomate, e, sobre ela, o peixe escolhido e preparado.

Saudável e delicioso em partes iguais, cuidado para não consumir muito devido a gordura que ele contém, se exagerar recomendo QuitoPlan pra dar aquela limpada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *