Saiba como você pode melhorar o seu índice de massa corporal

Uma das formas mais comuns de se calcular se seu peso está dentro dos fundamentos saudáveis é através do índice de massa corporal, o IMC. Se trata de uma simples fórmula matemática em que dividiremos os quilos que pesamos entre o quadrado da nossa estatura, em metros. O resultado dirá se estamos no peso ideal, se sofremos de excesso de peso ou obesidade, ou se estamos sob o nosso peso ideal. Se os números não somam você deve fazer um esforço para melhorá-lo, mas… como é que melhoraremos o IMC?


Baixo peso: você tem que ganhar músculo


Se você já calculado o IMC e o número que você sai está abaixo de 18,5 quer dizer que você tem baixo peso, ou o que é o mesmo, que você precisa pegar algum quilo. Mas não vale qualquer coisa na hora de ganhar esse peso, você deve fazê-lo de forma saudável. Para começar, você deve aumentar o consumo de proteínas, que irá ajudá-lo a ganhar massa muscular. A carne magra é a melhor alternativa, e começa com um treinamento de força. Além de colocar-se em seu peso ideal, queimar mais gorduras e calorias durante o repouso. (Recomendo Colastrina)


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Excesso de peso ou obesidade: você precisa de uma vida mais saudável


Mas podem ocorrer casos de baixo peso, o mais habitual é que o IMC nos saia por cima de 24,5, indicador de excesso de peso. Tenha em conta que um IMC ligeiramente superior a 24,5 não tem que ser sempre um sintoma de excesso de peso, coletivos como os atletas têm muito mais músculo do que gordura e isso o IMC não leva em conta. Exames complementares como a análise de gorduras podem te tirar dúvidas. Lembre-se que quando o IMC ultrapassa os 30 estamos falando de obesidade, assim, que, nesse caso, a mudança de hábitos é essencial.


Antes de começar a fazer dieta há que ter em conta os nossos hábitos alimentares. O que você come? Quantas vezes por semana você buscar a comida rápida para não ter que cozinhar? Você come suficientes frutas e vegetais? Quantos alimentos ricos em gorduras comes? Os alimentos ricos em gorduras são um dos principais culpados de que o índice de massa corporal vá por nuvens, assim que melhor se as evitamos. Pequenas mudanças como fazer os alimentos grelhados em vez de fritos ou reduzir as gorduras que você come podem fazer diminuir o IMC.


Se os seus hábitos alimentares são saudáveis e, mesmo assim, seu IMC é alto, o problema talvez seja que consome muito mais calorias do que deveria. Trata-Se de calorias que não aproveitamos, que são armazenados em nosso corpo. A chave para evitar um consumo calórico excessivo é controlar não é o que você come, mas o quanto você come. Reduzindo um pouco as porções reduzirá significativamente o aporte calórico, e isso repercutirá positivamente no índice de massa corporal.


Calcular as calorias


Outras formas de melhorar o IMC


A paciência é fundamental na hora de conseguir esta melhora no IMC. Não notará os efeitos de forma imediata, mas mais cedo ou mais tarde você vai começar a notar como melhorar a sua saúde. Aposta sempre que puder dos alimentos integrais,ricos em fibras, em vez de por os alimentos à base de farinhas refinadas; e diga adeus aos do álcool. São calorias vazias que te farão aumentar o IMC, mas se você bebe muita água, você conseguirá o efeito oposto, eliminando toxinas do corpo e melhorar o metabolismo.


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Mas, como sempre dizemos, não basta fazer uma dieta saudável, você também tem que mudar os hábitos de vida, o que inclui fazer mais exercício e abandonar a vida sedentária. Seja porque você quer melhorar o seu IMC, ou simplesmente para perder peso é imprescindível seguir uma rotina de exercícios que ajuda a queimar gorduras e calorias, e de passo suma, o IMC. Isso sim, fazer esporte não é carta branca para continuar a comer em excesso ou beber regularmente umas bebidas açucaradas, que também vão contra o seu IMC.

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